Longe vão os tempos em que um elevador em casa estava reservado a uma minoria da população. Atualmente, a instalação destes equipamentos já não é visto apenas como um segundo recurso, mas como uma opção válida em termos de acessibilidade. Os seus benefícios sentem-se no quotidiano e tornam a vida mais segura e simples!

elevador-em-casa

As quedas nas escadas são um receio comum a quem tem uma casa com mais do que um piso. Principalmente, quando nela habitam seniores. No entanto, a mobilidade pode ser afetada em qualquer momento da vida, pelo que a idade não é o único fator para esse medo estar presente.

Felizmente, cada vez mais este tipo de receios é enfrentado com atitudes proativas! Hoje em dia, procura-se cada vez mais cedo acautelar a velhice e prever situações inesperadas no momento da construção de uma moradia. A instalação de um elevador em casa é uma das ponderações mais usuais, em termos de acessibilidade.

elevador-em-casa

Exemplo de um elevador em casa, utilizando o espaço do vão de escadas

Tradicionalmente, os elevadores convencionais não se enquadravam com o ambiente doméstico, quer em termos de velocidade, quer em termos de dimensão necessária e investimento global. Os elevadores residenciais vieram inverter todo este cenário, potenciando os benefícios associados à sua instalação.

E qual o top 5 de benefícios em ter um elevador em casa?

1. Maior segurança em casa
Sem qualquer margem de dúvida, a segurança de todos os habitantes no quotidiano é a grande vantagem que sobressai à vista. Este aspeto lidera o top 5 e é o que faz a maior diferença na recuperação de uma vida independente!

2. Permite que seniores possam morar sozinhos
Se o problema das escadas estiver ultrapassado, foco de maior perigo quando a idade avança, um senior pode manter a sua independência em casa por muito mais tempo.

3. Aposta a longo prazo
Garantir este tipo de infraestruturas em casa é ter a certeza que está a fazer um investimento com um ótimo binómio custo/benefício.Existem outras soluções de acessibilidade e transporte vertical mais acessíveis, mas nenhuma delas possui uma rentabilidade futura tão elevada, se vender a moradia.

4. Potencia o conforto em casa
Um elevador não é exclusivo a quem tem problemas de mobilidade. A facilidade de transporte de pequenas cargas, carrinhos de bebé ou outros objetos de maior porte, tornam este equipamento um perfeito aliado do dia-a-dia.

5. Aumenta o valor comercial da casa
Este benefício é o que tem menos impacto no quotidiano, mas é o que fará toda a diferença no momento da venda da habitação. Para além disso, acrescentará um toque de sofisticação ao espaço.

O preço dos elevadores para moradias

elevador-em-casa

Exemplo da instalação de um elevador em casa, com uma estética muito interessante

Os benefícios associados à colocação do elevador em casa são simples de entender. No entanto, nenhuma decisão deste tipo é tomada sem um dos factores essenciais: o seu preço. Para o determinar, existem alguns aspetos que terá que levar em consideração, para chegar ao valor de investimento final. No artigo “5 aspetos a ter em conta no preço dos elevadores para moradias” pode analisar o que ter em mente. Não deixe, no entanto, de consultar as empresas especializadas nesta área, pois são a melhor ajuda para chegar à decisão final.

botao-consultar-artigo
Se pretende avançar com orçamento personalizado para a instalação de um elevador em casa, entre em contacto com a equipa Liftech. Cada espaço é único, pelo que nada melhor que o aconselhamento de técnicos especializados para o ajudarem a recuperar a vida ativa, com a melhor solução para a sua casa. Entre em contacto através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevador de escadas para idosos: será um bom investimento? Se tem algum familiar mais idoso com dificuldades de locomoção, certamente já ponderou a compra de uma cadeira elevatória para escadas. Para o ajudar...
Quais os melhores elevadores para deficientes físicos Diversos fatores que podem afetar, de forma definitiva, a nossa capacidade de lomoção. Para os cidadãos portadores de uma deficiência física, o quotid...
Conheça os tipos de elevadores que existem Adaptados aos mais diversos contextos, os elevadores ou ascensores visam responder às necessidades de transporte vertical de pessoas e cargas. Nes...