Os elevadores domésticos são uma das opções de acessibilidade que permitem o transporte de pessoas com a mobilidade reduzida. Mas todos darão para cadeira de rodas? É o que vamos ficar a saber!

Quando pensamos num espaço com vários pisos, a solução da instalação de um elevador para auxiliar ao transporte de pequenas cargas ou de pessoas com a mobilidade reduzida é uma das mais imediatas. Entre as principais razões que tornam um elevador numa das escolhas mais óbvias estão o conforto, a segurança, a autonomia que permite, em caso de alguns modelos de maior dimensão, a possibilidade de movimentar mais do que uma pessoa de cada vez.

Quando falamos em elevadores domésticos, as dúvidas começam a surgir! São adaptados ao transporte de pessoas em cadeira de rodas? Isto porque existem espaços onde as dimensões são um desafio.

A resposta para essa questão é simples: DEPENDE! É a dimensão do local que vai ditar o tipo de modelo que pode ser instalado. Nos espaços mais reduzidos, poderá apenas ser o possível a colocação de um modelo que transporte uma pessoa em pé.

Exemplo de um local onde, face às características do espaço, o Homelift instalado só permite o transporte de uma pessoa em pé

Elevadores domésticos: Qual o espaço mínimo para colocar um elevador em casa?

O local onde vai ser instalado o equipamento de elevação precisa de ter, pelo menos 700mm (L) x 1400mm (P). No entanto, nestas dimensões não é possível  o transporte de uma cadeira de rodas.

Para que seja possível a movimentação de uma cadeira de rodas precisamos de uma dimensão de cabine útil de (considerando acessos do mesmo lado e acessos a 180º):

  • 800mm (L) x 1250mm (P), no caso de elevadores residenciais com porta de batente;
  • 1000mm (L) x 1250mm (P), em elevadores domésticos com portas automáticas;

Assim, para que seja possível a entrada de uma pessoa em cadeira de rodas, a largura útil de porta deverá ter, no mínimo, 80cm.

Será necessária a criação de uma caixa ou estrutura autoportante?

Nem em todos os casos. Existe um tipo de modelo de elevador residencial que não necessita de caixa de alvenaria ou estrutura autoportante. São o Homelifts ST. Graças à sua coluna dupla, são simples de instalar e adaptam-se a uma vasta gama de espaços.

O modelo de 1046mm x 1278mm, apesar de compacto, já permite o transporte de pessoas em cadeira de rodas.

Exemplo de modelo de Homelift ST com dimensão adequada a uma cadeira de rodas

Até quantos pisos pode servir um elevador doméstico?

Esta é outra das questões mais referidas em contactos com a Liftech, juntamente com questões relacionadas com o preço de elevadores residenciais. Os elevadores para casa podem movimentar cargas e pessoas até 7 pisos. Daí ser possível responder às necessidades de pequenos prédios residenciais ou espaços comerciais.

Exemplo de um elevador doméstico Liftech instalado numa Clínica em Carnaxide

Pretende mais informações sobre elevadores domésticos? Podemos ajudar, sem compromisso. Os nossos técnicos especializados estão aptos para realizar uma análise ao seu espaço e aconselhá-lo sobre o equipamento mais ajustado às suas necessidades. Temos equipas disponíveis em todo o Portugal, pelo que vamos ao seu encontro. Envie o seu pedido para info@liftech.pt ou ligue o 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional).

Outros artigos que lhe poderão interessar

Quais os melhores elevadores para deficientes físicos Diversos fatores que podem afetar, de forma definitiva, a nossa capacidade de lomoção. Para os cidadãos portadores de uma deficiência física, o quotid...
Elevador, cadeira de escadas ou plataforma elevatória: Qual a melhor solução para casa? Quando falamos nas acessibilidades em casa existe, por vezes, alguma confusão sobre o tipo de equipamentos que se ajusta a cada contexto. O elevador e...
Quanto custa uma plataforma elevatória para escadas / cadeira de rodas Necessita de uma plataforma elevatória para instalar num espaço em que haja degraus a serem ultrapassados? Neste artigo vamos abordar as principais s...