Se algum dia já equacionou a necessidade de um elevador de carros no seu espaço, este artigo é mesmo para si. Saiba como se orientar em termos de modelos existentes e de aspetos que influenciam a escolha.

 

 

Os espaços cada vez mais reduzidos fazem-nos despertar para soluções que nos ajudam a ultrapassar as necessidades no que ao parqueamento automóvel diz respeito. Seja numa garagem, num prédio, numa oficina ou num espaço comercial, a verdade é que – como nunca antes – cada centímetro conta.

Os sistemas de parqueamento automóvel estão a revolucionar a forma como encaramos cada espaço. Antes, o aproveitamento do espaço em altura era desconsiderado. Com a introdução de vários modelos de elevadores de carros, todo este cenário foi ultrapassado.

No entanto, dada a vasta gama de opções disponíveis no mercado, chegar até ao modelo ideal é fruto de alguma pesquisa. Para lhe darmos uma ajuda nesta escolha, vamos guiá-lo pela várias opções que podem vir a servir as suas necessidades.

1. Elevadores dependentes ou elevadores independentes?
Este é o primeiro ponto neste tipo de equipamentos. Nos sistemas independentes, a entrada e saída de automóveis não está limitada pelos outros veículos que já se encontrem estacionados. Deste modo, nos elevadores independentes qualquer um dos veículos pode movimentar-se de forma autónoma e rápida, sem manobras nos restantes carros.

Os elevadores dependentes, potenciam o espaço em termos de capacidade de estacionamento, mas os veículos do piso superior não podem entrar ou sair de forma isolada.

elevador-de-carros

Exemplo de um dos modelos de elevadores dependentes e um elevador independente com construção de poço

 

2. Duplicação ou multiplicação de lugares
Outro fator de relevância em termos de escolha de elevador de carros é o número de veículos que é necessário parquear. Existem modelos que apenas permitem 2 automóveis e outros sistemas que chegam a uma multiplicidade de lugares muito elevada. Também aqui neste ponto o espaço disponível é primordial para a escolha correta.

3. Sistema automático ou acionado por operador
Nos equipamentos mais simples de parqueamento automóvel o mecanismo é acionado pelo próprio operador ou utilizador do elevador, após a saída do seu veículo. No exterior, com a máxima segurança poderá elevar ou descer a sua viatura.

Os sistemas de maior dimensão ou complexidade, possuem automatismos que permitem uma gestão autónoma de entrada e saída de veículos sem intervenção do operador.

elevador-de-carros

Exemplo de sistema de parqueamento independente autónomo

 

Se deseja uma cotação sem compromisso para um elevador de carros, a Liftech está ao dispor!

Entre em contacto através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para info@liftech.pt, de modo a que nossa equipa técnica possa esclarecer todas as questões existentes.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevador para carros: 3 Aspetos para saber quanto custa um Um elevador para carros é uma solução que permite olhar para os espaços de estacionamento com outra visão. Ao utilizar o espaço disponível em altura,...
Estacionar carros em prédios pequenos: Descubra os elevadores auto Nos espaços mais reduzidos, todos os centímetros contam! Nas garagens de prédios pequenos, ainda mais... No entanto, existem soluções que potenciam a ...
Problemas com espaço na garagem? Descubra os elevadores de carros Num prédio ou numa casa, o espaço nunca é demasiado. Então, quando falamos da garagem, ainda mais! Já imaginou o espaço em altura que, por vezes, fica...