A manutenção de um teleférico é uma tarefa desafiante e, mediante o contexto, necessita da coordenação de diversos meios. Saiba mais sobre este tipo de intervenção, através do caso prático da Manutenção do Teleférico da Penha.

manutencao-de-teleferico

 

Os teleféricos são equipamentos de transporte por cabo que permitem a movimentação de um conjunto de pessoas – do ponto A ao ponto B – em planos elevados. O transporte realiza-se através de cabina(s) sustentada(s) em cabos suspensos em altura. As torres, situadas ao longo do trajeto, suportam todo o peso da infraestrutura.

Estes equipamentos são colocados em locais de grande afluência de público e com um funcionamento intenso, pelo que é fundamental que a total segurança e manutenção estejam sempre asseguradas! Isto só é possível através de uma monitorização permanente a todos os detalhes do equipamento e estruturas.

Para lhe dar a conhecer um pouco mais sobre a manutenção de teleférico, vamos apresentar-lhe o caso prático de uma recente intervenção da responsabilidade da Liftech: o Teleférico da Penha, em Guimarães.

manutencao-de-teleferico

Trabalhos em altura durante as operações de manutenção

Recebendo milhares de pessoas anualmente, o Teleférico da Penha liga a Montanha da Penha à cidade de Guimarães. São cerca de 1700m e uma altitude de 400m a ser superada. Aberto desde 1995, a 5ª grande intervenção a todo o mecanismo ocorreu de janeiro a abril e foi da responsabilidade da Liftech. Para a empresa responsável pelo equipamento – a Turispenha – a manutenção de teleférico como este é “de extrema importância para que o equipamento possa funcionar com o nível de segurança exigido e para os elevados padrões exigidos no setor dos transportes por cabo”.

Para a Liftech, a obra – pela sua dimensão e características – foi desafiante, principalmente em termos da logística necessária para operacionalizar alguns dos trabalhos de intervenção necessários na linha e nos postes de sustentação.

“ A manutenção de um teleférico como o da Penha é algo que nos entusiasma mas que, pelas suas características, carece do máximo rigor e coordenação entre todos os intervenientes.

André Guerra, Projetos Especiais

A obra esteve em manutenção cerca de 8 semanas e teve como foco monitorizar toda a linha, composta por 14 apoios/postes e 28 balancés. Esta infraestrutura sustenta o cabo que permite a circulação das diversas cabinas. A inspeção contemplou, também, a revisão do motor elétrico.

O maior desafio enfrentado na Manutenção do Teleférico

Uma das fases mais desafiantes do projeto envolveu a desmontagem dos balancés, recorrendo a um helicóptero com piloto especializado. Quer pela dimensão dos elementos a serem transportados, quer pela necessidade de se passar em plena cidade de Guimarães, a utilização deste meio para colocar os balancés no solo teve que ser realizada com a máxima precisão e cuidado.

A manutenção do Teleférico da Penha em resumo…

  • O teleférico possui 40 cabinas, 8 das quais equipadas para o transporte de passageiros;
  • Estiveram envolvidos 12 profissionais na operacionalização desta obra;
  • O helicóptero foi utilizado durante 2 dias;
  • Esta é a 5ª grande intervenção realizada a este equipamento;
  • A obra esteve em manutenção cerca de 8 semanas.

Os teleféricos são um dos equipamentos de transporte vertical que auxiliam o quotidiano das pessoas a locais de difícil acesso. No entanto, nos espaços públicos existem inúmeros outros desafios a serem ultrapassados e para os quais se deve dar a máxima atenção. No artigo “Saiba a importância das acessibilidades em espaços públicos” detalhamos um pouco esta questão.

botao-consultar-artigo
Se gostaria de obter mais informações sobre manutenção de teleféricos, consulte a equipa especializada da Liftech. Fruto do know-how acumulado ao longo de mais de cinco décadas na área do transporte vertical, a Liftech é responsável pela instalação e manutenção de algumas das obras de maior relevância no panorama nacional. Entre em contacto através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou através do e-mail info@liftech.pt. Poderá, ainda, aceder ao nosso website em www.liftech.pt ou seguir nas principais redes sociais, para acompanhar as novidades.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba a importância das acessibilidades em espaços públicos Em Portugal enfrentamos, cada vez mais, um panorama de maior consciência para a importância das acessibilidades em espaços e edifícios públicos. Mas n...
Quais os edifícios obrigados a ter elevadores? Os elevadores em prédios são dos equipamentos que mais uso têm no quotidiano. Estes são indispensáveis para a acessibilidade e comodidade dos seus re...
Bem-vindos ao mundo Liftech Inovamos e somos arrojados na busca de soluções que permitam acessibilidade e mobilidade eficiente em todos os espaços públicos ou privados. Dispo...