Um elevador sem poço é uma fonte de novas oportunidades para a instalação em locais onde poderia não ser possível colocar-se um equipamento de elevação. Descubra quais as suas principais vantagens.

Os elevadores sem poço foram uma inovação significativa no mundo da arquitetura e da engenharia civil, permitindo oferecer soluções esteticamente agradáveis e a resposta em edifícios residenciais e comerciais onde poderia não ser possível o espaço necessário para a instalação do poço. Estes equipamentos possuem diversas vantagens que os tornam cada vez mais populares entre as escolhas de equipamentos de mobilidade vertical. Pela versatilidade oferecida, os arquitetos, construtores e proprietários de imóveis adoram-os.

O que são elevadores sem poço?

Os equipamentos de mobilidade vertical a que podemos chamar de elevadores sem poço são sistemas de elevação que não requerem a escavação de um espaço no solo para a colocação do elevador, de modo a que a porta fica ao nível do piso. Estes equipamentos são ao abrigo da diretiva máquinas 2006/42/CE. Nos elevadores tradicionais, este poço é obrigatório e possui parâmetros técnicos específicos, de acordo com o tipo de modelo a ser instalado.

O sistema de funcionamento dos elevadores sem poço, através de mecanismos hidráulicos ou de tração, permitem eliminar essa necessidade de espaço no subsolo. Estas características permitem que este tipo de equipamento de elevação seja mais económico e mais versátil, pois são adequados a um maior número de espaços.

Principais vantagens dos elevadores sem poço

  • Instalação simplificada e mais rápida do que os modelos tradicionais/convencionais de elevadores.
  • Reduzidos trabalhos de construção civil, pela ausência da necessidade de criar um poço no solo do piso mais baixo;
  • Redução de custos, em várias vertentes. Tanto ao nível do projeto, uma vez que menos escavações e estruturas de cimento reduzem o preço substancialmente, bem como no tipo de equipamento a ser instalado
  • Maior adaptabilidade a espaços compactos, o que facilita a instalação em locais já existentes ou de dimensão reduzida.
  • Maior eficiência energética, o que permite uma redução de custos com a operacionalização do equipamento.Tecnologias com menor consumo face aos elevadores convencionais, contribui para um maior equilíbrio entre investimento/retorno.
  • Mesma garantia de segurança, quando instalado corretamente e respeitando as suas características, em termos de uso e carga máxima.
  • Movimentação mais suave e silenciosa, quando comparados com os sistemas dos elevadores tradicionais.
  • Valorização do imóvel, na medida em que a existência de um elevador torna o local mais atrativo para os potenciais compradores.
  • Ideal para projetos desafiantes, onde a única opção viável para atender às acessibilidades pode ser esta, dada a sua versatilidade de estruturas e facilidade de instalação.

Para avaliação de um espaço e da viabilidade da instalação de um elevador sem poço, contacte-nos! Podemos ajudá-lo, com a nossa equipa de técnicos especializados. Ligue o 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevador doméstico ou Ascensor – Entenda as diferenças O elevador doméstico e o ascensor servem o mesmo propósito – o transporte de pessoas ou cargas. Mas, não obstante as semelhanças, há algumas distinçõ...
Elevadores domésticos podem transportar cadeiras de rodas? Os elevadores domésticos são uma das opções de acessibilidade que permitem o transporte de pessoas com a mobilidade reduzida. Mas todos darão para ca...
Os 5 mitos sobre elevadores domésticos No que toca aos elevadores domésticos existem muitas ideias pré-concebidas que o podem induzir em erro. Se tem curiosidade sobre estes equipamentos, a...