Um elevador a vácuo é um equipamento visualmente apelativo e que se ajusta ao ambiente doméstico na perfeição. Mas, quando se trata de acessibilidades, é muito mais do que isso, podendo transportar cadeira de rodas. Saiba como.

À primeira vista, o seu formato cilíndrico capta-lhe logo a atenção, temos a certeza! Os elevadores a vácuo são uma inovação no mundo das acessibilidades, oferecendo uma alternativa amiga do ambiente, silenciosa e eficiente, face a outras soluções tradicionais.

Como funcionam os elevadores a vácuo?

Este equipamento doméstico, limitado a 5 andares, usa o ar para movimentação. O sistema de vácuo permite que o elevador consuma menos energia do que os equipamentos tradicionais na subida e não a use nas descidas.  

Através da criação de um diferencial de pressão, um elevador a vácuo movimenta a cabide entre os pisos, sem a necessidade de mecanismos complexos de tração ou a necessidade de casa de máquinas.

Pela sua versatilidade e formato compacto, o equipamento pode ser instalado em múltiplos locais, nomeadamente em edifícios reabilitados, onde o espaço é, quase sempre, uma questão essencial. No modelo mais compacto, a dimensão exterior é de 765mm (1 passageiro).

Cadeira de rodas num elevador a vácuo

Alguns dos elevadores a vácuo permitem a acomodação de uma cadeira de rodas. A sua utilização depende do modelo escolhido, pois esta característica só se encaixa no modelo de maior dimensão. As dimensão mais compactas são desenhadas para o transporte de 1 ou de 2 pessoas em posição vertical.

No modelo PVE52, o elevador a vácuo possui uma dimensão exterior de 1331mm e permite a movimentação interior de uma cadeira de rodas, sem  dificuldade. Este modelo permite, em alternativa, o transporte de até 3 pessoas. A capacidade de peso é um fator importante, pelo que este equipamento está limitado aos 238 kg. Com esta capacidade está assegurada a segurança e eficiência  da pessoa em cadeira de rodas.

Portas e acessos para pessoas em cadeira de rodas

A abertura ampla das portas do elevador permitem o acesso autónomo da pessoa com mobilidade condicionada.

Adicionalmente, para maximizar a independência e usabilidade dos utilizadores do elevador a vácuo em cadeira de rodas, os comandos de acesso encontram-se posicionados numa altura conveniente, permitindo o seu manuseamento sem dificuldades.

Outro aspeto fundamental para as pessoas em cadeira de rodas é a certeza do que aconteça num momento em que haja uma falha de energia/eletricidade. Os elevadore a vácuo – à semelhança dos homelifts/elevadores residenciais – por questões de segurança, asseguram o regresso ao piso inferior. Este procedimento garante que todos saem para o exterior do elevador, sem problemas.

Tempo médio de instalação de um elevador a vácuo

O tempo de instalação varia, de acordo com as especificidades do local. No entanto, é geralmente mais rápido que outro tipo de equipamento de elevação doméstico, podendo ser concluído em poucos dias.


Para analisar a viabilidade da instalação de um equipamento deste tipo no seu espaço doméstico, podemos ajudar! Ligue o 229 432 830 ou envie-nos um e-mail para info@liftech.pt.

 [+] Se ficou com curiosidade de saber mais informações sobre os elevadores a vácuo, não deixe de consultar o nosso artigo Elevador a vácuo – Descubra como funciona [+]

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevador a vácuo – Descubra como funciona Sendo os elevadores essenciais em todos os espaços onde existam escadas, descubra o conceito dos elevadores a vácuo, que podem ser a resposta para a ...